sábado, 12 de maio de 2018

Israel Alves - um Artista em busca de novos desafios em PERFIL

por Koanna K. Pontes
Foto: arquivo pessoal do artista

Na infância, o ser humano desenvolve-se psicologicamente, época onde é formada sua personalidade. No Recife, na década de 80, uma adolescente concebeu seu primeiro filho, aos 15 anos de idade, adquirindo maturidade precocemente ao ter que assumir o papel de mãe e pai na criação de um garotinho chamado Israel, enquanto o genitor com mesma faixa etária, envolvido com o crime, apenas registrou o filho aos quatro anos de vida. Já a mãe adolescente, com o passar do tempo, adquiriu um novo companheiro (o padrasto), que escondia a comida e trancava o armário da cozinha com cadeado, dificultando a vida de todos. Devido à falta de recursos financeiros, Israel quando criança, às vezes pedia dinheiro no sinal com os primos para comprar sonho (pão recheado). “Graças a Deus nunca passei fome, sempre tive uma avó materna Adelia, meu exemplo como ser humano, que fazia de tudo por todos os seus, e dos outros. Tenho uma boa relação com minha mãe e com minha Avó, são duas mulheres guerreiras que tem a minha admiração pela força e garra de toda uma vida”, relembra Israel Alves.

Enquanto o tempo passava, o garotinho crescia e ficava sabendo sobre as atividades do seu pai na vida do crime. “Nunca tivemos uma relação de pai e filho, quando eu encontrava com ele na rua e pedia algo, quem deveria me proteger me oferecia o revólver para roubar também. Mas não era essa realidade que eu queria para minha vida”, explica Israel. Assim, dentro de um cenário violento, o garoto superativo que não gostava de ficar parado em casa, aos poucos foi se envolvendo nas atividades artísticas do seu bairro, surgindo um artista talentoso como Ator, Roteirista, Compositor, Poeta, Capoeirista, Professor de Dança de Salão, conhecimentos adquiridos através da AACA – Associação de Apoio a Criança Abandonada e com o EC – Espaço Ciência, onde o Artista passou a jogar capoeira com o mestre Walter José (conhecido como Walter Cangaia), que conquistou a admiração e respeito de Israel. Além de conhecer Iolanda Nunes Goulart e Soraya Silva, que juntas ajudaram a despertar o teatro no garotinho que estreou em dois espetáculos infantis ao mesmo tempo, entre os quais, estão “Eu Odeio Insetos” e “14 BIS - O Sonho de Ícaro”.

Talentoso, em 2006 Israel Alves, participou do Show da Ciência em parceria do MEC – Ministério da Educação com o EC – Espaço Ciência em Salta, Argentina, na primeira feira de ciência e tecnologia do MERCOSUL; 2007 - conheceu Fábio Calamy, juntos formaram o grupo Laboratorium Cênico e não parou mais, passando a empreender como Produtor Cultural ao escrever, atuar e vender seus espetáculos teatrais para Projeto Escola. Em 2009, bairro de Santo Amaro, participou do núcleo de pesquisa teatral com Rodrigo Cunha no SESC – Serviço Social do Comércio; 2014 - conheceu a técnica Meisner (laboratório de investigação do ator) com o Thiago Carvalho, apaixonando-se por esse universo, passando a escrever roteiros; 2015 - ganhou uma bolsa parcial para estudar atuação e direção no Instituto Stanislavisky, cidade de São Paulo; 2016 – atuou no seu primeiro curta-metragem “Sobre a Culpa”, realizado pelos  alunos da escola  de cinema do Latin American Film Institute, no Recife. Também atuou nos curtas: “O Recamier Vermelho” (Direção Thiago Carvalho), “Banco Brecht” (Direção Tiago Aguiar e Márcio Souza), “O Coração Denunciador” (Direção Márcio Martins), “Barquinho de Papel” (Direção Barbara Ellen). Já em 2018 está de volta a São Paulo em busca de novos desafios. Quem ganha com isso é o público, sendo presenteado com o talento desse magnífico ator pernambucano. EVOÉ!

Nome: Israel Alves da Silva

Pseudônimo: Israel Alves 

Nascimento: 27.06.1985

Signo: Câncer

Estado civil: Solteiro

Sonho de consumo: “Ganhar o mundo”

Novela:  A Regra do Jogo (Rede Globo 2015), no elenco Alexandre Nero e Giovanna Antonelli, escrita por João Emanuel Carneiro

Ídolo:  “Deus, o maior ídolo de todos”

Comida: “Gosto de comer TUDO”

Hobbies: Cinema, ler, jogar capoeira, escrever, namorar, praia

“É preciso sempre resistir e nunca perder a fé. Persista, acredite e trabalhe árduo, só assim poderás ser merecedor de teus sonhos”, exclama o Artista Israel Alves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário