sexta-feira, 4 de maio de 2018

Pedro Dias – Amante das Artes Cênicas em PERFIL

por Koanna K. Pontes
Foto: arquivo pessoal do artista

Multiculturais as festas juninas todos os anos, atraem turistas dos quatro cantos do mundo para o Nordeste, são pessoas interessadas em conhecer nossa cultura local. São festividades típicas trazidas para o Brasil por nossos ancestrais, em comemoração ao dia dos santos populares em Portugal pela Igreja Católica, entre os quais, 29 de junho, Dia de São Pedro, destaca-se por ser celebrado desde a antiguidade nos primeiros séculos da formação da Europa Cristã. E como o ator em perfil nasceu em uma data comemorativa tão especial, seus pais muito religiosos, decidiram homenagear o santo, batizando o filho do casal com o nome de Pedro. Assim surgiu o nome do ator pernambucano em destaque, que iniciou sua trajetória artística em meados de 1982, estreando no Teatro do Derby, produção do Grupo Teatral Cochas de Retalho, no espetáculo “Um Arco-Íris Sobre a Cidade”, Texto e Direção de Carlos Gomes, Poema de Carlos Pena que faleceu precocemente aos 31 anos de idade, relembra o ator.


Pedro Dias sempre morou no bairro da Boa Vista, tendo acesso facilmente à agenda cultural local, passando a assistir peças teatrais regularmente. Onde sua admiração pelas artes cênicas, contribuiu com o desejo de participar de cursos e oficinas em arte dramática, colocando em prática seu amor pelo teatro - um sonho que se tornou realidade. São mais de três décadas, com inúmeros trabalhos realizados a serviço da arte, entre os quais, à Revista Atualíssima destaca sua magnífica atuação em “Ana de Ferro” – Rainha dos Tanoeiros do Recife, peça inspirada no Poema de Vital Correia Araújo, Texto de Miriam Halfim, Direção Geral de Emanuel David D’ Lúcard. Um romance entre o governador de Pernambuco durante o Brasil holandês e uma cortesã no cais do porto do Recife, pano de fundo para narrar os amores impossíveis da boemia do século XVII. O espetáculo destaca elementos cênicos de época como figurino, cenários e adereços construídos com materiais contemporâneos.

 

“Teatro é minha vida, é o ar que respiro e não consigo viver sem ele. Respeito meus colegas artistas e meu público, procurando sempre apresentar espetáculos de boa qualidade, porque fazer arte no Brasil não é tarefa fácil”, explica Pedro, um estudioso amante das artes, que busca sempre aprender e empreender como Ator, Arte-Educador, Poeta, Produtor e Diretor Cultural. Quem assiste este exímio ator no palco, tem a oportunidade de contemplar seu talento natural para artes cênicas, exalando amor por cada personagem que interpreta ao vivenciar intensamente cada um deles. Evoé!

 

Nome: Pedro Dias da Costa


Pseudônimo: Pedro Dias

Nascimento: 29.06.1968

Signo: Câncer

Sonho de consumo: “Construir um teatro chamado Pedro Dias”

Cor: Azul

Filme: “E O Vento Levou” (1940), no elenco Vivien Leigh e Clark Gable, Direção de Victor Fleming, George Cukor e Sam Wood, distribuido pela Warner Bros

Novela: Roque Santeiro (Rede Globo 1985), no elenco Regina Duarte e Lima Duarte, escrita por Dias Gomes e Agnaildo Silva

Artista: Fernanda Montenegro

Ídolo: Chico Buarque de Holanda

Comida: Picanha

Na cozinha: Faz uma boa macarronada

Hobbies: Escutar uma boa música, praia, piscina, futebol, tomar uma cervejinha com um bom tira-gosto.

Peça de teatro: “Ana de Ferro” – Rainha dos Tanoeiros do Recife

Diretor de teatro: Emanuel David de Lucard – “Um grande artista muito talentoso e competente”.

“Quero parabenizar o Blog Revista Atualíssima por divulgar os artistas pernambucanos e nossa cultura local. Também parabenizo todos os blogueiros e jornalistas que se dedicam a divulgar a arte com tanto carinho, respeito, força, dignidade e respaldo aos espetáculos teatrais e eventos culturais. Desejo a todos sucesso! Muito obrigado! Vocês tem o meu respeito, carinho e atenção! Porque teatro pra mim é tudo! Abraço a todos! Beijos teatrais!”, fala o Ator, Arte-Educador, Poeta, Produtor e Diretor Cultural Pedro Dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário